Dicas

Vale alimentação: Saiba como funciona, onde é aceito e faça suas compras!

Vale alimentação: Saiba como funciona, onde é aceito e faça suas compras!

Um dos vários benefícios de ser trabalhador com carteira assinada é receber um vale alimentação. O benefício funciona como uma colaboração de ambas as partes (empregador e empregado). O patrão desconta uma porcentagem do salário de seu funcionário (ele pode descontar até no máximo 20%) e cede o vale alimentação, que pode ser utilizado para comprar todos os insumos necessários na produção da comida diária.

Quer saber um pouco mais sobre as vantagens desse cartão? Continue lendo e saiba tudo agora mesmo!

Saldo do vale alimentação

Uma excelente vantagem do vale alimentação é que o valor dele é suficiente para você realizar as compras do mês até para duas pessoas. Se normalmente você tivesse que tirar do seu salário a quantia da alimentação da casa, sem dúvidas seu gasto seria bem maior.

Por isso, é sempre bom ficar atento ao seu saldo no vale alimentação na hora de fazer as compras e hoje com a tecnologia é possível acessar seus gastos diretamente pela internet. Um exemplo é o cartão alelo, que hoje possui até o seu próprio aplicativo. Clique aqui para ler mais sobre ele.

Para os primeiros usuários do novo vale, é necessário realizar um cadastro no site do seu respectivo cartão. Provavelmente a plataforma irá pedir seu nome completo, o CPF, data de nascimento e número para contato. Então você cadastra um e-mail e uma senha para realizar o login.

A partir daí é só checar seu extrato e saldo para ver se vai dar para comprar uns chocolates no fim do mês.

sodexo vale alimentação

Sodexo

A empresa sodexo é uma das mais reconhecidas para o fornecimento do benefício alimentício, principalmente por sua acessibilidade e facilidade. A companhia oferece até o Sodexo Flex que é um cartão temporário para agilizar o processo dos benefícios, entregando o valor ao funcionário desde o seu 1º dia na empresa.

Esse tipo de serviço é ideal para empresas que também oferecem premiações e reconhecimentos para funcionários que tiveram um bom desempenho e merecem ser recompensados. Assim, a empresa se livra de toda burocracia inicial da contratação de um novo colaborador e cria uma boa relação com ele instantaneamente.

O vale alimentação aceita onde?

Essa dúvida é bem comum em quem nunca trabalhou com CLT e um belo dia se deparou com a compra negada em alguma lanchonete simples.

A questão é que diferentemente do vale refeição, o ticket alimentação deve ser utilizado somente para a compra de ingredientes brutos, ainda não preparados. Isso porque o empregador considera que o seu funcionário usa a quantia cedida para fazer a própria comida em casa e levar para o trabalho, bem como para ajudar no sustento do restante da família. Dessa forma, o VA só será aceito em supermercados, hipermercados, pequenos mercados, padarias, mercearias e varejões.

Por isso, na hora de escolher o ticket cedido a você, pense bem se você tem tempo para preparar sua comida em casa e levar marmitas. Caso não tenha, a melhor opção será o vale refeição que é utilizado para compras em restaurantes e lanchonetes, onde a comida já é pronta para consumo.

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *