educação

Concurso público: Saiba como estudar e conseguir uma vaga!

O concurso público sempre é bastante almejado por grande parte da população, pois eles visam um bom salário e um cargo vitalício, ou seja, sem previsão para acabar. Isso atrai grande parte das pessoas, e é por isso que muitas focam principalmente em concursos, dedicando seu tempo exclusivamente para isso.

Estudar para concursos é essencial para quem deseja realizar essas provas, visto que elas são muito concorridas e são difíceis, a fim de selecionar apenas os melhores. Mas se você deseja fazer um concurso publico não desanime! É só se dedicar bastante que você sem duvidas será um dos selecionados. Continue lendo esse artigo e veja como estudar para concurso.

Dá para estudar sozinho?

Essa é uma das duvidas mais comuns de quem deseja prestar um concurso público, visto que a maioria das pessoas pensam que para fazer concurso é necessário estudar em um curso preparatório. Porém, é ai que muitos se enganam. É claro que os cursos preparatórios para concurso possuem professores qualificados para ajudar a sanar as duvidas dos alunos, contudo, o principal para quem deseja realizar concursos é a dedicação.

Quem se dedica poderá passar em um concurso tanto estudando em um cursinho como estudando em casa, só é necessário dedicação. Estudar em casa é muito difícil devido a falta de concentração que algumas pessoas tem. Veja a seguir algumas dicas que eu preparei para quem deseja estudar sozinho para fazer concurso:

  • Tenha um foco;
  • Procure um lugar calmo para estudar;
  • Possua horas fixas diárias para estudo;
  • Busque por matérias na internet;
  • Tenha vários livros de exercícios de concurso;
  • Veja vídeo aulas online.

Como aprender tudo?

Para aprender tudo o que você precisa para passar em um concurso não existe uma formula mágica. É necessário que você se concentre e dedique-se. Você deverá focar em aprender principalmente o que mais cai nas provas. Procurar saber sobre atualidades e focar nas regras básicas, que são geralmente as mais cobradas.

Mantenha dias e horas fixas para estudo, separe o que irá estudar  por dia, foque em aprender o que esta estudando, não apenas ler ou decorar. Decorar é o pior erro que o aluno pode fazer, pois quando ele decora, ele não consegue aprender e correrá grandes riscos de esquecer na hora da prova.

Lembre-se sempre, é melhor saber pouco mas bem de um determinado assunto, do que saber muito mas mal deste assunto. Então foque em aprender, não em acumular conteúdo visto.

O que cai na prova?

Cada prova de concurso público é focada para uma área, por isso não é possível dizermos uma regra de conteúdos que caem nas provas, por isso é recomendável que você além de ler o edital, procurar provas antigas desse mesmo concurso para que você possa saber o que mais esta caindo nas provas.

Mas em geral, as provas de concurso público cobram conhecimentos gerais (na qual sempre caem algumas atualidades), regras básicas de português, e alguns fundamentos básicos de matemática, além de cobrar conteúdos específicos da especialização para a qual você esta concorrendo a uma vaga.

Estude e você com certeza irá bem no próximo concurso.

 

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *