educação

Jornalista: Saiba o que faz e quanto ganha esse profissional

O Jornalista é o profissional formado no curso de jornalismo, que exerce a função de investigar, buscar informações, redigir e transmitir as noticias ao público. Ele deve estar sempre atento as novidades do mercado, sendo que qualquer notícia não pode passar despercebida por ele, principalmente as noticias que ainda não foram divulgadas, pois possuir a “primeira mão” de uma notícia é uma enorme satisfação de um jornalista. Contudo, não é somente a função de obter e transmitir noticias que faz parte da vida dos jornalistas, eles estão em um mercado muito abrangente e podem estar inseridos em várias outras áreas da comunicação. Veja a seguir o que faz um jornalista.

O que faz?

Como já dito acima, o jornalista possui como principal função a de obter e transmitir noticias através dos meios de comunicação como revistas, jornais, rádios, televisões, internet e etc. Porem, o mercado do profissional de jornalismo é muito grande, e eles também podem estar inseridos em outras áreas do mercado conforme sua vocação. O profissional de jornalismo, ao contrario do que muitos pensam, não precisa necessariamente transmitir noticias, ele pode trabalhar em diversos setores na área da comunicação.

É necessário que o jornalista possua sempre uma postura ética e responsável, além do mais é dever de todo jornalista ter compromisso apenas com a verdade as informações que passará. A notícia que o jornalista deseja repassar deve ser adaptadas ao tipo de público alvo que ele deseja se comunicar, não sendo a mesma em diferentes tipos de comunicação. O curso de jornalismo tem duração de 4 anos, e existem centenas de universidades públicas e privadas que ofertam vagas todos os anos.

Quanto ganha?

O salário de um jornalista varia conforme o tipo de atividade que ele exerce, sendo assim não há um preço fixo para esse profissional receber. A seguir eu separei para vocês uma média dos salários de alguns jornalistas conforme sua função:

  • Estagiário: Cerca de 600 a 900 reais por mês trabalhando 6 horas diárias;
  • Redator: cerca de 1.850,00;
  • Assessor de comunicação: aproximadamente 2.670,00;
  • Repórter: 2.850,00;
  • Editor de texto: 4.300,00;
  • Editor de vídeo: 1.700,00;
  • Gerente de comunicação: 6.200,00.

O salário dos jornalistas também pode ser alterado conforme os tipos de especializações e formações extras que esse profissional possui.

Precisa de diploma?

Atualmente no Brasil, o jornalista não precisa do diploma de graduação para exercer a profissão, visto que em 2009 o Supremo Tribunal Federal – STF derrubou essa exigência. Contudo, três anos depois, houve uma polêmica a cerca desse profissional precisar possuir ou não diploma, e o senado propôs uma Proposta de Emenda à Constituição – PEC, para a volta da obrigatoriedade do diploma para esses profissionais, contudo até o momento não houve aprovação dessa PEC. Quem defende a obrigatoriedade desse diploma diz que a formação acadêmica é o que proporciona a qualificação mínima que um desses profissionais precisam para estar inserido no mercado de trabalho.

Mesmo sem a obrigatoriedade do diploma de formação, a maioria das empreses preferem contratar os profissionais formados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *