Financeiro

Novas regras de atualizar boleto: já estão valendo? Como pagar? Quais as vantagens?

Novas regras de atualizar boleto: já estão valendo? Como pagar? Quais as vantagens?

Pagar boletos faz parte da vida de milhares de brasileiros, e por isso tanto o emissor quanto o pagador do boleto deve ficar atento às regras na hora de emitir e pagar o boleto para não ser surpreendido. Agora surgiram novas regras de atualizar boleto, por isso você deve ficar atento a estas regras para não ficar frustrado no momento de fazer a atualização.

Ainda não sabe quais são essas novas regras? Pois então este artigo para você, continue conosco tire todas as suas dúvidas sobre elas a seguir.

Como funciona, já está valendo?

Com as novas regras para atualizar boleto é necessário que você saiba o que mudou, sendo que a principal mudança foi em relação ao boleto não registrado, pois agora se tornou obrigatório o boleto registrado, assim você deverá atualizar seus boletos antes de emitir aos seus clientes.

Com a nova mudança é necessário constar os dados do emissor e também do pagador do boleto, além é claro do valor e da data do vencimento.

Além do mais, o emissor do boleto terá novas taxas bancárias assim à emissão de boleto torna-se mais cara, pois os bancos podem cobrar taxas como registro, liquidação, permanência, protesto, baixa manual e até mesmo pedidos de alteração de dados. O valor dessas taxas irão variar conforme cada banco.

As novas regras de atualizar boleto já estão valendo, por isso todas as pessoas que emitem boleto deverão fazer as atualizações necessárias.

Posso pagar qualquer boleto vencido?

Sim, uma grande vantagem das novas regras de atualização de boleto é que você poderá pagar qualquer boleto vencido sem precisar emitir a segunda via dele, pois a multa e juros virão na primeira emissão do boleto bancário sendo que a própria plataforma já irá fazer o cálculo automático independente de qual seja o banco emissor ou recebedor.

Isso é uma grande vantagem aos clientes, pois eles poderão pagar o boleto vencido em qualquer banco, mesmo após o atraso.

Além do mais, essa é uma grande vantagem também para as empresas que possuem inadimplência com frequência, pois os boletos não irão precisar ser atualizados e assim será mais fácil para os clientes pagá-los.

atualizar boleto

Quais as principais vantagens?

As principais vantagens das novas regras de atualizar boleto são:

  • Mais facilidade na hora de fazer o pagamento do boleto
  • Maior controle da emissão do boleto
  • Segurança dos dados para os bancos
  • É possível pagar boleto vencido
  • Maior controle sobre os boletos emitidos

Quais as principais desvantagens?

No entanto as novas regras também trazem desvantagens principalmente para os emissores do boleto, sendo que as principais são:

  • Todos os boletos precisam de dados completos da empresa emissora e do pagador do boleto
  • É necessário informar ao banco toda vez que o boleto for cancelado ou alterado
  • Custo de emissão de boleto mais caro

Espero que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas sobre as novas regras de atualizar boleto, mas se ainda ficou alguma, é só nos deixar um comentário que assim que for possível nós responderemos você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *