Governo

Como tirar segunda via de certidão de nascimento: Veja aqui!

Como tirar segunda via de certidão de nascimento: Veja aqui!

como tirar segunda via de certidão de nascimentoA certidão de nascimento é um importante documento que todos os cidadãos possuem, sendo que ela é feita no dia em que é feito o registro do nascimento de um bebê no cartório, e esse documento é de extrema importância para que a criança possa fazer qualquer coisa em sua vida antes de ter a carteira de identidade.

Embora seja um documento muito importante, ainda existe muitas pessoas que perdem a certidão de nascimento, e por isso é imprescindível que ela tire a segunda via desse documento, mesmo que ela já tenha o RG, pois este documento ainda poderá ser solicitado em algum momento da sua vida.

Se você perdeu sua certidão e quer saber como tirar segunda via de certidão de nascimento, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber para essa solicitação. Confira a seguir!

Como tirar?

Para que você possa tirar a segunda via da sua certidão de nascimento, o mais indicado é que você vá ao cartório onde foi feita a certidão. No entanto, é comum que as pessoas mudem de cidade ou de estado e por isso fica difícil viajar para conseguir essa certidão.

Se esse é o seu caso, você poderá ir a qualquer cartório de registro civil da sua cidade e fazer a solicitação neste cartório. Assim você deverá apresentar um documento original com foto, e os dados do cartório onde foi feito o registro.

Um cartório irá entrar em contato com o outro e solicitar o pedido da segunda via da certidão de nascimento. Para fazer esse tipo de solicitação que consiste em dois cartórios deverá ser pago uma taxa um pouco maior que a normal, principalmente se esse cartório for de outro estado.

O cartório então te dará um prazo, e depois de alguns dias você poderá buscar sua segunda via da certidão de casamento onde foi feita a solicitação.

Quanto custa?

Não é possível dizer qual é o valor exato para conseguir tirar a segunda via da certidão de nascimento, pois o valor pode variar conforme cada cidade e estado, mas em geral o valor é entre 50 a 300 reais.

Fazer uma pesquisa antes pode ser uma boa maneira de economizar.

Dá pra tirar online?

Se você não está com tempo de ir a um cartório para fazer a solicitação da sua certidão de nascimento, não se preocupe, pois é possível fazer essa solicitação através da internet, assim você conseguirá agilizar um pouco o processo.

Acesse até o site de Registro Civil através do link https://www.registrocivil.org.br, assim você deverá requisitar sua certidão de nascimento colocando seu CPF e email, em seguida todos os seus dados pessoais e dados do cartório onde foi feito o registro.

Para conseguir a certidão você deverá pagar uma taxa, e após a confirmação do pagamento dentro de alguns dias você receberá sua certidão na sua casa através dos correios.

Ficou alguma dúvida sobre como tirar segunda via da certidão de nascimento? Deixe um comentário.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *