Governo

IPVA 2018: Saiba tudo sobre esse imposto!

Todo final de ano já começam as preocupações com os impostos do começo do ano seguinte. Principalmente as pessoas que possuem veículo já ficam sempre se prevenindo para que consigam pagar seus impostos e não possuir nenhum tipo de restrição que impeça seu veiculo de trafegar.

O IPVA é um dos impostos mais importantes cobrados sobre os veículos, pois é sem a quitação desse imposto você não consegue pegar o documento novo do seu carro, e assim não poderá andar com ele. Se você deseja saber um pouco mais sobre o IPVA 2018, esse artigo é para você, continue lendo ele e veja a seguir tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2018.

O que é?

IPVA é a sigla para Imposto sobre a propriedade de veículos automotores, e esse é imposto que deve ser pago por todo proprietário de veículos que deseja permanecer com o seu veículo em excelentes condições de circulação.

O IPVA é um imposto de caráter anual e de extrema importância, pois quando ele não é pago corretamente o proprietário não pode pegar o documento do veículo do ano vigente, o que faz com que o mesmo possa ser apreendido. Então, se os proprietários não desejam ter seus veículos apreendidos, o melhor a se fazer é pagar o IPVA em dia.

 Valor do IPVA 2018?

Não é possível dizer um valor único para o preço do IPVA, pois o valor desse imposto irá variar conforme cada tipo de automóvel, conforme o ano, e principalmente conforme o estado brasileiro ao qual o veículo pertence.

Para calcular o valor do IPVA do seu veículo é bem simples, você deverá apenas multiplicar a alíquota do imposto pelo valor do seu carro, vale lembrar que a alíquota também varia conforme o veículo que você possui.

Você também pode acessar o site da Secretaria da Fazenda – SEFAZ para saber mais sobre esses valores.

IPVA 2018Onde pagar?

O pagamento do IPVA pode ser feito em qualquer agência credenciada, como por exemplo, o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú, o Banco cooperativo do Brasil e o HSBC.

Vale lembrar que as pessoas que atrasarem o pagamento do seu IPVA estão sujeitas a pagar multa de 3% ao dia limitado a 20% sobre o valor do imposto. Além do mais, o não pagamento do IPVA 2018 também fará com que o proprietário pague juros.

Enquanto o IPVA 2018 não estiver pago o documento do carro do ano 2018 não poderá ser adquirido pelo proprietário do veículo.

 Quem tem que pagar?

Conforme dito anteriormente, o IPVA é um imposto cobrado sobre os automóveis, por isso, qualquer pessoa que seja proprietária de um veículo automotor deve pagar o IPVA anualmente.

Todo ano é lançado uma tabela com as datas e prazos do pagamento correto do seu IPVA, então fica atento as datas do IPVA 2018 para que você possa manter o seu veículo legalizado.

Ficou alguma dúvida sobre o IPVA 2018? Deixe-a nos comentários que nós responderemos assim que for possível.

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *