Receitas

Arroz soltinho: saiba como fazer e qual é o segredo!

Arroz soltinho: saiba como fazer e qual é o segredo!

O arroz é um dos alimentos mais tradicionais da mesa do brasileiro e faz parte da vida cotidiana de grande parte da população. É um dos alimentos que não pode faltar praticamente nunca no prato, pois o habito de comer arroz todos os dias está no sangue do brasileiro. Pode não parecer, mas existem diversos estilos de arroz, cada um para agradar a um determinado público. Porém, na maioria dos casos as pessoas preferem aquele arroz soltinho para fazer um par maravilhoso com o feijão. No entanto, não é todo mundo que consegue fazer um arroz assim, e é por isso que eu criei esse artigo, para que você aprenda todas as dicas e truques para fazer um arroz soltinho e arrasar ao fazer seu próximo almoço.

Quais são os segredos de um arroz soltinho?

Cada pessoa possui um estilo próprio e seus segredos para preparar o ser arroz. No meu caso, e no de várias outras pessoas, o segredo para que o arroz fique soltinho é não lavá-lo antes de refogar. Esse é um grande erro das pessoas que não conseguem o arroz soltinho, ao lavá-lo os grãos se grudam e fica quebradiço por isso o arroz se junta e vira o famoso “unidos venceremos”. Outro segredo que eu utilizo no preparo do meu arroz é fazê-lo em duas partes, assim, no tempo de descanso eu destampo a panela para que entre um ar frio no arroz e assim os grãos vão se desgrudando, o que proporciona um resultado maravilhoso. Veja a seguir como preparar um arroz excelente e soltinho.

Arroz soltinho: como fazer?

O preparo do arroz consiste em alguns segredos e técnicas para que ele fique do jeito ideal. E ao contrario do que muitos pensam, não é preciso colocar muito óleo para que o seu arroz fique solto. Outro mito também a cerca do arroz é sobre a temperatura da água. Ao contrario do que muitos pensam a temperatura não irá determinar mudanças no resultado final do seu arroz.  Veja a seguir o passo a passo de como preparar um arroz soltinho.

Ingredientes

  • 2 copos de arroz;
  • Óleo;
  • ½ colher de tempero (sal com alho);
  • ½ Cebola (opcional);
  • Água;

Modo de preparo

  1. Coloque uma panela no fogo e em seguida coloque um fio de óleo;
  2. Acrescente a cebola, caso deseje utilizá-la, e mexa rapidamente, não a deixe dourar;
  3. Acrescente os dois copos de arroz e mexa refogando-o;
  4. Adicione o tempero;
  5. Misture novamente;
  6. Acrescente duas xícaras de chá de água, e mexa levemente o arroz;
  7. Tampe-o e deixe cozinhar. Quando a água secar desligue  a panela;
  8. Destampe a panela e deixe o arroz pré-cozido descansar por cerca de 20 minutos;
  9. Em seguida acrescente mais um copo de água (se o arroz ainda estiver muito cru pode aumentar a quantidade de água), deixe-o cozinhando;
  10. Quando a água secar desligue a panela e deixe-a tampada por 5 minutos;
  11. Após esse tempo o arroz já está pronto e poderá ser servido a seu critério.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *