Saúde

Anorexia: Descubra o que é esse distúrbio, como ele afeta a saúde e como tratar!

Anorexia: Descubra o que é esse distúrbio, como ele afeta a saúde e como tratar!

A anorexia é um distúrbio alimentar no qual as pessoas possuem um intenso medo de ganhar peso e acabam abusando das dietas ou exercícios físicos a fim de emagrecer, sendo que mesmo estando abaixo do seu peso ideal ainda querem emagrecer cada vez mais.

Entender a anorexia é fundamental para que você possa saber o que causa esse distúrbio e como é feito o seu tratamento. E por isso a seguir eu irei falar tudo sobre essa doença!

Como é o tratamento para anorexia?

Em quase 99% dos casos as pessoas só começam um tratamento quando a anorexia já atingiu o seu estado grave, sendo que o maior desafio no tratamento é fazer com que a pessoa reconheça que tem a doença e enxergue o seu corpo.

A anorexia precisa ser contida a partir de vários tipos de tratamentos, onde os objetivos são recuperar o peso corporal e os hábitos alimentares normais com o ganho de peso de 0,5 kg a 1,14 kg por semana a variar de acordo com cada caso.

De modo geral, realizar o tratamento para distúrbio alimentar, independente de qual, é muito difícil e exige um trabalho conjunto entre os médicos, pacientes e seus familiares, pois muitas terapias podem ser tentadas até que o paciente supere de fato o distúrbio.

Diversos tipos de psicoterapias poderão ser utilizadas para tratar a anorexia por levar em consideração que muitas vezes os pacientes passam por grave depressão e pensam até em cometer suicídio.

Além disso, o tratamento medicamentoso poderá ser utilizado em apoio a todos os outros métodos de tratamento, onde o mais indicado é o Cobavital, que só deve ser utilizado através da orientação médica, que deve ser seguida à risca de forma que o tratamento não seja interrompido e os medicamentos não sejam tomados em quantidades maiores do que o recomendado.

Quais as causas?

A causa da anorexia ainda é desconhecida, porém muitos acreditam que fatores biológicos, psicológicos e ambientais estejam envolvidos no surgimento desse distúrbio.

Genes e hormônios podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da doença, além de atitudes sociais que promovem tipos de corpos muito magros como padrão.

Ainda que muitas pessoas acreditem que os conflitos familiares contribuem para o surgimento da anorexia, este pensamento não é mais difundido.

Quais são os sintomas da anorexia?

Os principais sintomas apresentados por pessoas com anorexia são:

  • Frequente medo de engordar, mesmo quando a pessoa está abaixo do peso normal;
  • Ter uma imagem corporal muito distorcida em relação à imagem real do seu próprio corpo;
  • Não menstruar por três ou mais ciclos;
  • Recusar a manter o peso que é considerado normal ou aceitável de acordo com a sua idade e altura;
  • Cortar a comida em pedacinhos ou ficar os movendo no prato em vez de comê-los;
  • Ir ao banheiro imediatamente após fazer as suas refeições;
  • Recusar comer perto de muitas pessoas;
  • Utilizar de comprimidos para reduzir o apetite;
  • Depressão;
  • Extrema sensibilidade ao frio;
  • Boca seca;
  • Pele manchada ou amarelada, seca e coberta por pequenos pelos;
  • Pensamento confuso ou lento.

As pessoas que apresentam esses sintomas devem procurar um médico imediatamente, pois quanto mais rápido for diagnosticada a anorexia, maiores as chances de sucesso no tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *