Saúde

Você tem colesterol alto? Veja aqui as melhores opções naturais para diminuir seu colesterol.

Você tem colesterol alto? Veja aqui as melhores opções naturais para diminuir seu colesterol.

O colesterol LDL, ao contrário do que muita gente pensa, faz bem para o organismo, contanto que esteja em seus níveis adequados. Se seus valores ultrapassarem 130 mg/dl, os riscos para o indivíduo são muito grandes. O colesterol alto pode provocar doenças cardiovasculares, devido ao entupimento das veias, infarto, AVC ou angina. Muitos desses problemas são irreversíveis, portanto, estar atento ao seu colesterol é de extrema importância.

Você quer algumas dicas para aprender a controlar o seu colesterol LDL? Então leia nosso post e tenha uma vida mais saudável e segura.

Alimentação

Um dos principais motivos para o colesterol alto no nosso organismo é uma alimentação inadequada, que contém muitos alimentos repletos de gorduras saturadas. Se você tem o hábito de comer muitas coisas fritas como peixes, nuggets e batatas ou se diariamente consome carnes gordurosas como bacon, salsicha e banha de porco… Seus níveis de colesterol ruim podem aumentar com muita facilidade. Alimentos assim aumentam muito o colesterol no corpo e devem ser rigorosamente evitados por quem já possui níveis acima de 130 mg/dl ou tem histórico de colesterol alto na família.

Mas da mesma forma que alguns alimentos pioram a situação do colesterol, outros podem te ajudar a controlar esses níveis como, por exemplo, o óleo de girassol, a linhaça, a castanha, a semente de girassol, o alho, cebola e até peixes como salmão, atum e sardinha. Outro produto que foi descoberto recentemente seu poder de controlar o LDL é o extrato da biomassa de banana verde, que serve até para muitos outros objetivos além de apenas controlar o colesterol.

Exercícios

Para quem já tem histórico de algum familiar com colesterol alto, apenas contar com uma boa alimentação não é o suficiente. Afinal, seu corpo produz muito mais colesterol LDL do que as outras pessoas, portanto, seu esforço para diminui-lo também deve ser maior.

Uma boa prática para isso é manter exercícios físicos regularmente. A inatividade física combinada à constante ingestão de gordura vão produzir mais colesterol ruim no seu corpo. Por isso alguns grupos de exercícios são os mais indicados para controlar seus níveis, entre eles:

Exercícios aeróbicos: faça qualquer prática que consiste em trabalhar sua respiração. Movimentos corporais de alongamento e fortalecimento de vários músculos ao mesmo tempo vão te auxiliar na redução do LDL. Alguns bons hábitos são caminhadas matinais, corridas, pedalar, nadar ou jogar tênis. Esses exercícios todos trabalham o seu corpo inteiro de uma só vez. As atividades são intensas e trabalham com a função cardíaca corporal, assim você consome muita energia e queima gordura rapidamente.

Exercícios regulares: jogos coletivos como o tênis, basquete e o futebol, não são indicados para pessoas sedentárias sem condicionamento físico. Mas se você é magro e já pratica algum esporte, apenas sofre do colesterol alto, apostar neles é garantir seu organismo saudável.

Outros fatores

Se você não tem nenhuma tendência hereditária e notou que seu colesterol está muito alto, talvez seja hora de rever seus hábitos e rotinas. Alguns fatores de risco influenciam o aumento do LDL no sangue. Alguns deles são:

  • Excesso de consumo de bebidas alcoólicas
  • Uso de anabolizantes
  • Obesidade
  • Hipotireoidismo ou hipertireoidismo
  • Insuficiência renal
  • Cirrose

Fique atento caso você tenha algum desses hábitos e entre em contato com um médico imediatamente, já que o colesterol ruim não apresenta sintomas imediatos. E sempre mantenha uma vida saudável.

Essas foram as dicas de hoje, compartilhe com seus amigos!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *