Saúde

Melatonina: O que é? Como tomar? Realmente melhora o sono?

Melatonina: O que é? Como tomar? Realmente melhora o sono?

Muitas pessoas possuem dificuldades de dormir, seja devido a estar passando por algum problema pessoal ou mesmo  por que sofre de insônia. Garantir as horas de sono necessárias para o organismo, é muito importante para que possamos ter uma vida saudável. Por isso, quem sofre com esse tipo de problema precisa buscar maneiras de conseguir ter um sono regular, e a Melatonina pode ser uma boa opção.

Se você não sabe o que é a Melatonina nem para que ela serve, e esse artigo é para você, continue lendo e confira!

Melatonina: O que é?

A melatonina é um hormônio natural produzido pelo corpo humano, sendo responsável pela indução do sono e funcionando como um “despertador do sono” . Dessa forma, ajuda o seu corpo a lembrar quando você tem que dormir e quando você tem que acordar. Porém, muitas pessoas têm dificuldades para estimular esse hormônio, e com isso, sofrem na hora de dormir tendo sua qualidade de vida afetada.

Para as pessoas que sofrem de insônia, uma boa opção é fazer uso da Melatonina sintética que é produzida em forma de comprimido e comercializada como suplemento. Entretanto, esse suplemento não pode ser usado por todas as pessoas que desejam obter seus benefícios e pode trazer vários efeitos colaterais.

Aqui no Brasil, a Melatonina não possui o selo da ANVISA (agência nacional de vigilância sanitária), porém ela pode ser encontrada em algumas farmácias de manipulação, mas só é vendida com prescrição médica.

Como tomar?

O modo de tomar a Melatonina poderá variar de acordo com cada caso, e por isso é de extrema importância que você siga as orientações do seu médico, no entanto, de modo geral a ingestão da Melatonina é recomendada 1 hora antes de dormir.

Não é indicado a superdosagem desse suplemento.

Melatonina emagrece?

As pessoas que conseguem dormir com mais qualidade, conseguem também regular os hormônios ligados à saciedade como o caso da leptina e grelina, e  por isso dormir melhor pode ajudar a pessoa a regular o seu peso e ter uma qualidade de vida melhor.

Já as pessoas que não conseguem ter um sono de qualidade, não conseguem também regular os hormônios ligados à saciedade. Assim, faz com que ao acordar esses hormônios estimulem as pessoas a comerem mais para conseguir ficar saciados, com isso fica mais difícil a perda de peso.

Ou seja, pessoas que conseguem dormir com mais qualidade conseguem também controlar melhor o peso, e a Melatonina pode sim ser de grande ajuda nesse processo. No entanto, trata-se de um medicamento vendido somente com prescrição médica e embora possa auxiliar na perda de peso, não deve ser usada para essa finalidade.

Possui contra indicações?

A melatonina sintética é contra indicada para pessoas com histórico de infarto do miocárdio e também de angina. Além do mais, as mulheres que estão grávidas ou amamentando deverão consultar um médico para que ele possa dizer se elas podem ou não fazer uso da Melatonina.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você.

 

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *