Saúde

O que é estradiol? Entenda tudo sobre o hormônio da fertilidade!

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em alguns hormônios que estão presentes em nosso corpo, mas aposto que não sabe qual é a sua real funcionalidade não é mesmo? Mas não se preocupe, a maioria das pessoas é assim, e é por isso que hoje nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre um importante hormônio do nosso corpo, o estradiol.

Ainda não sabe o que é estradiol? Então continue conosco e confira tudo sobre esse hormônio a seguir!

O que é?

Se você já ouviu falar em estradiol, é bem provável que surgiu aquela tradicional dúvida sobre o que é estradiol e quais são seus benefícios para o corpo, e é por isso que agora eu irei responder essa e várias outras dúvidas sobre ele.

Para quem ainda não sabe, o estradiol é um importante hormônio que está presente no corpo humano, tanto nos homens como nas mulheres, embora possua algumas funções diferentes nesses dois grupos.

Nas mulheres

Nas mulheres o estradiol possui um importante, pois ele é o hormônio sexual feminino, sendo ele então o responsável por trazer às características típicas femininas, como os seios, as curvas e os pelos.

O estradiol também funciona como esteróide no corpo feminino e por isso ele é responsável pelo alongamento das trompas e manutenção dos tecidos reprodutivos e por isso ele deve estar sempre em boas quantidades no organismo, principalmente para aquelas mulheres que desejam engravidar.

Nos homens

Se você é homem e está se perguntando o que é estradiol ou qual a função dele em seu corpo, eu posso te dizer que ele é o responsável pela manutenção dos tecidos de seu corpo, sendo assim é ele que irá garantir a elasticidade que a sua pele precisa e a força dos seus vasos sanguíneos.

Além do mais, o estradiol também possui um importante papel na reconstituição dos ossos (tanto dos homens quanto das mulheres).

O que é estradiol baixo?

Estradiol baixo é um problema que pode ocorrer quando os níveis de estradiol no corpo estão abaixo do normal podendo causar vários problemas as mulheres, que podem ter o atraso da puberdade, caso ainda estejam na adolescência e acarretar uma menopausa precoce em casos de mulheres adultas.

Além do mais, com o estradiol baixo a mulher não consegue ter filhos, pois a sua ovulação e afetada e pode até mesmo parar.

O que é estradiol alto?

Ao contrário do estradiol baixo, o alto é quando os níveis desse hormônio estão mais altos do que o normal, e isso também poderá acarretar em sérios problemas para as mulheres e deve ser tratado imediatamente.

A mulher que apresentar níveis de estradiol alto pode ter problemas de retenção de líquido, alterações do ciclo menstrual e inchaços.

Como tratar?

Se o nível de estradiol do seu corpo não está na quantidade adequada você deverá procurar um médico para que ele te acompanhe em um tratamento adequado.

Ficou alguma dúvida sobre o que é estradiol? Deixe um comentário que nós responderemos você!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *