Saúde

Ovulação: Quando ela acontece? Como fazer um teste? Ela dói? Tire suas dúvidas sobre essa etapa do ciclo menstrual!

Ovulação: Quando ela acontece? Como fazer um teste? Ela dói? Tire suas dúvidas sobre essa etapa do ciclo menstrual!

Normalmente a mulher ovula apenas uma vez no mês, e por isso entender como funciona a ovulação é fundamental para que ela possa saber se está tudo bem com o seu organismo. Além do mais, as mulheres que desejam engravidar também precisam saber quando é a sua ovulação, pois apenas nesse período ela terá chances de conseguir a sonhada gravidez.

Se você deseja saber um pouco mais sobre a ovulação, esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo sobre ela!

Tem como fazer um teste de ovulação?

Muitas mulheres possuem dificuldades no controle do ciclo menstrual e não fazem ideia de como saber qual é o dia da ovulação, e é para ajudá-las que existe o teste de ovulação.

Esse teste funciona de maneira bem simples, e é necessário que a mulher o faça alguns dias em seu ciclo, assim ela conseguirá saber o dia exato que está ovulando. O teste de ovulação de farmácia é bem simples de ser feito, sendo que a mulher só precisa colocar um pouco da sua saliva no bastão e aguardar alguns minutos. Quando o bastão muda de cor é por que a mulher está ovulando ou próxima de ovular.

Também existem os testes digitais, assim a mulher deverá fazer o teste do mesmo jeito que o anterior, no entanto o resultado já sairá no visor do teste, sendo que quando dá positivo aparece uma carinha feliz, e quando dá negativo aparece apenas um círculo vazio.

Se você deseja fazer um desses testes é necessário que você compre o teste de uma boa marca, assim ele terá cerca de 98% de chances de trazer um resultado correto.

E a ovulação precoce, o que é?

Normalmente a mulher ovula cerca de 14 dias após o primeiro dia da menstruação, assim a mulher está em seu período fértil três dias antes até três dias depois dessa data. Mas nem sempre o ciclo da mulher acontece dessa forma, em alguns casos a maturação do óvulo demora menos tempo e por isso a mulher tem a ovulação logo após a menstruação, que é o que caracteriza a ovulação precoce.

Geralmente quando a mulher tem a ovulação precoce ela costuma ovular cerca de 9 a 10 dias após a menstruação.

Vários fatores podem levar uma mulher a ter a ovulação precoce, como alteração hormonal, idade e até mesmo mudança de rotina, mas nem sempre essa ovulação precoce significa que a mulher está com um problema.

O ideal é que a mulher que esteja notando que está ovulando antes da hora consulte um ginecologista para que ele possa fazer um diagnóstico e dizer se você precisa fazer algum tratamento ou só precisa mudar alguns hábitos.

Ovular sangra?

Em alguns casos pode acontecer de a mulher ter um sangramento durante a ovulação, pois o folículo poderá sangrar na liberação do óvulo, durante o rompimento.

No entanto é preciso destacar que embora possa acontecer, na maioria das vezes a mulher não sangra durante a ovulação nem durante o seu período fértil.

Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário que responderemos você em seguida!

0 Compart.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *