Saúde

Puerpério: Você sabe o que é? Quanto tempo dura? Veja aqui!

Engravidar é um dom que Deus deu a nós mulheres, e é no momento da gravidez que o corpo sofre diversas mudanças para receber  o novo ser que está sendo formado. Contudo, não é após a retida da criança do útero que o corpo volta ao normal. É necessário esperar um tempo para que haja completa recuperação da mulher, e esse período de transformações chama-se puerpério.

Se você ainda não sabe o que é o puerpério, esse artigo é para você, pois nele eu irei falar o que é e o que você pode fazer para ajudar o seu corpo a voltar ao normal. Continue lendo e veja a seguir tudo sobre o puerpério.

o que é o Puerpério

Conforme dito anteriormente, o puerpério é o período do pós-parto, quando o corpo da mulher sofre diversas transformações a fim de reconhecer que não existe mais um feto dentro de si e assim possa voltar ao normal.

O puerpério dura de 6 a 8 semanas tendo início quando o corpo expulsa a placenta até a volta dele ao normal. Durante esse estado de pós-gravidez a mulher irá passar por muitas mudanças, tanto físicas como emocionais, sendo que ela deverá se adaptar para ser mãe e ao mesmo tempo voltar ao normal de antes da gravidez, sendo que é durante esse período que muitas podem acabar tendo uma depressão pós-parto.

O que é necessário para o puerpério passar com tranquilidade?

Como o puerpério é uma série de transformações da mulher, ela acaba se tornando mais sensível e mais vulnerável além de possuir uma troca de humor constante e para que ela possa passar por esse período com tranquilidade é necessário que ela tenha o apoio da família, principalmente do pai do seu filho.

Os amigos também são muito bem vindos nessa hora, pois algumas mulheres se sentem sozinhas e abandonas, e por isso elas acabam precisando de todo o afeto possível.

O que fazer nas primeiras horas após o parto?

Após o parto a mulher é incentivada a fazer alguma atividade, por mais simples que pareça, sendo assim, algumas horas após o parto os médicos incentivam que as mulheres levantam e façam uma pequena caminhada pelo quarto, pois assim o seu corpo irá reagir melhor as mudanças que sofreu.

Além do mais, essa pequena atividade pode trazer muitos benefícios ao corpo, tais como:

  • Ajuda na aceleração da recuperação física;
  • Diminui os riscos da mulher ter trombose;
  • Aumenta a sensação de bem estar;
  • Melhora o funcionamento do intestino.

período do puerpério logo após o nascimentoO que a mulher sente durante o puerpério?

Durante esse período  a mulher sente várias alterações em seu corpo como:

  • Cólicas abdominais;
  • Involução do seu útero;
  • Aumento dos seios;
  • Incontinência urinária;
  • Fluxo de sangue semelhante a menstruação saindo da vagina;
  • Hemorroidas;
  • Dor cirúrgica no corte abdominal (em casos de cesariana);
  • Sentimentos a flor da pele.

A partir da oitava semana após o parto esses sintomas já começaram a desaparecer.

Espero que você tenha gostado desse nosso artigo sobre o que é puerpério, e se ficou alguma dúvida, deixe-a nos comentários.

Compart. 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *