Saúde

Tabelinha funciona: Como fazer? O cálculo é certo? Contamos tudo aqui!

Ser mãe é uma dádiva da vida, mas nem sempre nós estamos preparadas para isso no momento, e por isso a busca por métodos contraceptivos é grande, principalmente da tabelinha, que é um dos mais simples, por isso traz resultados muito surpreendentes. Mas também é comum surgir à dúvida se a tabelinha funciona, e é sobre isso que eu irei falar a seguir.

Continue conosco e confira a seguir tudo sobre esse método.

Como fazer o cálculo?

Para fazer o cálculo da tabelinha é bem simples, pois ele é baseado nos dias do ciclo menstrual da mulher, assim através da fase do ciclo menstrual é possível saber quando é o período fértil da mulher, que é quando ela possui chances de engravidar.

O período fértil da mulher dura 7 dias, assim durante esses dias é necessário que ela tenha cuidado se não deseja engravidar, sendo necessário usar algum método contraceptivo durante a relação sexual.

O dia da ovulação é no 14° dia a contar a partir da última menstruação, mas como o espermatozoide pode viver até 3 dias no organismo e ainda assim pode fecundar o óvulo, o período fértil se estende a três dias antes e três dias depois desta data.

Quem usa apenas o método da tabelinha deverá anotar o primeiro dia da sua menstruação e evitar ter relação sexual do 11° dia até o 17°dia após essa data, pois é quando ela possui chances de engravidar.

É arriscado?

Embora o método da tabelinha seja bem simples, ele é muito arriscado, pois poderá haver alterações no ciclo menstrual da mulher e seu período fértil pode adiantar ou atrasar, podendo levar a uma gravidez indesejada.

A tabelinha funciona desde que a mulher tenha um ciclo menstrual muito certinho e que não sofre alterações, além do mais, para que o método possa surtir efeito é necessário que ela esteja disposta a falar “não” ao seu parceiro durante todo o seu período fértil.

Além do mais, esse método é muito indicado principalmente para as mulheres que desejam engravidar, pois assim elas poderão seguir a tabelinha para saber quando é o seu período fértil e com isso manter relações sexuais neste período até conseguir a sonhada gravidez.

como fazer método tabelinha

Porque não posso confiar?

A tabelinha funciona para dizer qual é o dia mais provável para a sua ovulação, que é o dia em que você terá mais chance de engravidar, no entanto, ela não leva em consideração nenhuma alteração hormonal que poderá influenciar no seu ciclo menstrual, por isso é muito arriscado e nem sempre é confiável.

Como esse método irá trabalhar a partir da data da última menstruação, ele considera que o ciclo da mulher é totalmente regular, por isso se você confiar nele e o seu ciclo sofrer qualquer irregularidade que altere seu período fértil você poderá engravidar.

O ideal é que a mulher que não deseja engravidar no momento só use a tabelinha acompanhada de outro método contraceptivo.

Ainda ficou alguma dúvida se a tabelinha funciona? Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *