Viagem

Bagagem de mão e bagagem despachada: saiba as novas regras!

Bagagem de mão e bagagem despachada: saiba as novas regras!

Uma das duvidas mais comuns entre as pessoas que vão viajar, é a respeito de suas bagagens, principalmente por quem vai realizar pela primeira vez essa viagem. O que pode ou não levar na bagagem gera muitas duvidas, assim também como o limite de peso que cada pessoa pode levar. Então, se você também possui essas duvidas, continue lendo esse artigo que a seguir nós falaremos tudo o que você precisa saber sobre as bagagens.

Bagagem de mão

Primeiramente é necessário que você entenda um pouco mais sobre as bagagens, as bagagens de mão consiste em malas pequenas, bolsas, e afins que contem poucas coisas, geralmente notebook, tablets, e celulares entram nessa bagagem. Ela possui um limite de peso que é bem baixo, para manter a segurança de todos.

Bagagem despachada

As bagagens despachadas são malas maiores e elas devem ir no bagageiro do avião, sendo extremamente proibida ir dentro da aeronave com o passageiro. Elas devem ser entregues na hora do check-in no aeroporto, e só serão entregues novamente ao passageiro no aeroporto de chegada no momento de desembarque. Mas não é necessário se preocupar, assim que o passageiro entrega sua mala, ele ganhará um comprovante para que possa retirar sua mala no final, e também terá na sua mala, etiqueta com informações pessoais, assim, você deverá conferir a mala pela etiqueta, visto que podem haver malas iguais em um mesmo desembarque.

Também é valido lembrar que o comprovante que você recebe ao deixar sua mala no aeroporto não pode ser perdido em hipótese alguma, pois é necessário para a retirada da mesma, ou em caso de extravio da bagagem, para que o passageiro possa recuperá-la sem transtornos.

Tem que pagar pela bagagem de mão?

Antes as companhias não poderiam cobrar por bagagens de até 23 kg para viagens internacionais, e até 2 bagagens de 32 kg cada para viagens internacionais, contudo, foi aprovada pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, uma mudança, na qual foi proposto o fim da franquia de bagagem. Com isso, deixa de existir uma regra obrigatória para o preço das franquias, e com isso, cabe a cada agencia estipular a cobrança ou não pelo embarque da bagagem conforme os critérios que ela mesmo estipular.

Por isso não é possível dizer quando há ou não cobrança para as bagagens, visto que isso irá variar conforme a companhia que você escolheu para voar.

Qual o limite de peso da bagagem de mão?

O limite de peso é estipulado pela companhia, para garantir que a viagem ocorra com segurança e sem limite de peso. Por isso, a bagagem de mão possui um limite muito pequeno de peso. Em caso de viagens domesticas, só é possível levar uma bagagem que possua no Maximo 10 kg, caso exceda esse valor ela se tornará uma bagagem despachada.

Nas bagagens despachadas esse limite aumenta conforme o tipo de vôo, no caso do vôo nacional, o limite é de 23 kg de bagagem, sendo que é possível o envio de mais de uma mala, contudo, cada mala não pode ultrapassar esse limite. Já em viagens internacionais, esse limite vai para 32 kg no caso da franquia por peça. Caso queira exceder esse limite o passageiro pode usufruir da franquia por peso, que possui um limite para cada tipo de vôo, que deve ser consultado na própria companhia aérea.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *